uppOut: Marketing é feito de Momentos {viver é a melhor dica para o sucesso}

AAEAAQAAAAAAAAiQAAAAJDBjNDYwZWI0LWI1ODMtNGFhMi1iMWJkLTM2MjVhYzAwYjJkZQ.png

uppOut é a agência que celebra, hoje, a terceira vez que muda de escritório. Se pode parecer um dado algo irrelevante, para os criativos é uma prova do crescimento, já que a mudança é uma resposta às necessidades da agência e da lista de clientes em constante expansão.

Foram 11 meses preenchidos por vários casos de sucesso, que começa a pintar uma agência com um futuro promissor num mercado que tem tanta oferta e concorrência. Segundo Ricardo Paiágua, um dos fundadores da uppOut, há uma razão muito clara para a eficácia e êxito dos seus projetos: “O sucesso do marketing moderno está nas janelas de oportunidade. O Marketing vive de momentos. Aquilo que é uma grande ideia hoje, pode estar ultrapassada amanhã. O que funciona agora pode não funcionar daqui a cinco minutos.”

Afirma, por isso, que é fulcral estar em cima do acontecimento mas defende que, mais importante ainda, é ter a coragem para agir sobre esse acontecimento. Por isso apresenta a uppOut com o seu know-how criativo e tecnológico, mas nunca se esquecendo de referir a audácia que poucos têm.

Contou-nos, a título de exemplo, que “ainda há duas semanas tivemos de ir a Amesterdão para nos reunirmos com uma das maiores empresas dos Estados Unidos. Isto porque nos lembrámos um dia de ‘brincar’ com um assunto que teve um impacto mediático mundial. Foi uma coisa que durou pouco tempo, mas aproveitamos o momento e… lá tivemos de ir!”

Partilhou também alguns exemplos concretos de vários projetos do Verão que passou. Contou-nos como aproveitaram o Time to Business do Europeu de Futebol para idealizar e desenvolver uma campanha para um cliente que, sem investimentos em meios, chegou a gerar 3 novos registos por segundo, até ser bloqueado pelo Facebook (por suspeitas de spam bots, tal era a adesão por parte do público). O projeto foi um sucesso mundial, atraindo portugueses espalhados pelo globo em apoio à seleção. Contou até com a impressão de uma bandeira gigante, com a cara de todos eles, que foi hasteada perto do centro de estágios em França e fez parte da receção aos jogadores em Belém “Nós já demos a cara, e tu?”.

E que dizer de Pokémon GO? “Começamos a enviar conceitos para campanhas mal o jogo foi lançado na América. Estávamos preparados e, mal a febre chegou a Portugal, conseguimos desenvolver uma campanha de sucesso com site, material de comunicação (online e offline) e formação a funcionários do cliente – tudo em apenas 3 dias!”, contou-nos Ricardo.

O mesmo aconteceu mais recentemente com o divórcio de Brad Pitt e Angelina Jolie, um episódio algo fogaz mas que teve um impacto mundial e do qual a uppOut se inteirou para fazer peças de comunicação e enviar conceitos para os seus clientes.

Ricardo remata com um pensamento final: “Hoje fala-se muito em Content Marketing, Omnicanal, Big Data… São métodos e conceitos importantes mas, a nosso ver, marketing, bem como a vida de cada um de nós, é feito de histórias e de momentos. Os que valem a pena ser recordados na altura certa e aqueles que só têm impacto se forem vividos naquele instante. As marcas têm de se humanizar e viver os time to business, comunicar como se fossem pessoas, para pessoas. É o que internamente chamo de Marketing Instantâneo. Temos imensos exemplos de pequenas peças de comunicação que se tornaram um sucesso viral do dia para a noite porque foram lançados no sítio certo à hora certa. A questão do sítio é praticamente anulada com a globalização e mundo digital, portanto, resta apenas estar atento e em cima do momento… Como é que se costuma dizer? Carpe Diem!”

A uppOut está agora localizada ( por enquanto ) no Espaço Amoreiras (Rua D. João V, nº 24, 1250-091 Lisboa, Portugal), onde vão continuar atentos ao que os rodeia para contar as melhores histórias e mover massas.

iam@uppout.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s