“Os trunfos digitais da campanha de José Maria Ricciardi”

Depois de fazer o país dar a cara pela seleção em 2016 e desenvolver o vídeo de apoio à seleção nacional da EPAL, neste último mundial, chegou a vez da uppOut mergulhar de cabeça nas “águas mais agitadas” do futebol português.

José Maria Ricciardi, candidato à Presidência do Sporting Clube de Portugal, contou com a criatividade e flexibilidade desta agência de “conceitos” para lançar a sua campanha. Alexandre Cavalleri, responsável da estratégia da comunicação  digital e marketing da Lista B – Equipados para o Amanhã – , fez questão de explicar que a equipa é movida por ter um projeto aliciante em mãos:“ focamo-nos sempre e só no sucesso. Temos, claro, alguns adeptos fervorosos na equipa e, alguns, até estarão a trabalhar para este projeto, mas estamos todos muito mais motivados pelo desafio em si e queremos tornar o nosso projeto num único projeto”.

A Lista B do ex-banqueiro, ia já atrasada no processo de lançamento da sua campanha para meios digitais e offline mas, numa questão de 24h o parceiro uppOut deu a volta à situação – definindo e desenhando a identidade visual, site e páginas de social media, e implementando a estratégia de comunicação em todos os meios.

“Estamos particularmente orgulhosos da assinatura central da candidatura e pela liberdade que a equipa do José nos tem dado. Estamos preocupados em fazer algo diferente e que fuja ao que costumamos ver os candidatos fazer, gira sempre tudo em torno do mesmo.”, contou-nos Alexandre.

40239998_213899302817910_2856626406912163840_o.jpg

A assinatura a que se refere, “Equipados para o Amanhã” dá também nome ao site da campanha e nasce com o intuito de comunicar que José Maria Ricciardi vem apaziguar o clima que se vive no clube, diferenciar-se do que tem sido feito e aplicar todos os seus conhecimentos na procura de um futuro melhor.

“Com estas quatro palavras, somos capazes de enfatizar que o nosso candidato está munido – ‘equipado’– das capacidades técnicas e pessoais, bem como acompanhado pelas pessoas certas, para liderar o clube rumo a um ‘amanhã’ mais consequente e positivo. É uma assinatura que não ataca ninguém, que não põe em causa o que de bom foi feito no passado e que se sobrepõe à luta que tanto se tem feito viver. ‘Equipados para o Amanhã’ apenas pretende elevar o Sporting e os seus planos. E, claro, conseguimos o double entendre com o equipamento oficial do clube, que sempre dá um ar da sua graça”, concluiu Alexandre Cavalleri.

Uma semana depois, a uppOut viria já a mostrar os seus dotes diferenciadores e disruptivos, trazendo polls e vídeos diários do candidato filmados com o telemóvel. O engagement da página e lista dispararam.

O grande trunfo de Ricciardi, e que fez gerar um crescimento, awareness e partilhas quase imensuráveis, surge quando a equipa da uppOut decide colocar o número de telemóvel de José Maria Ricciardi na página de facebook, e convida os sócios a enviar mensagens para que os possa esclarecer quanto à sua candidatura e programa. Não tardaram a “chover” centenas de mensagens em tom de apoio, questões e dúvidas sérias, pedidos de marcação de entrevistas e até algumas críticas negativas.

“Foi incrível. A equipa esmerou-se e, espalhamos a voz de Ricciardi em conversas one to onecomo acho que nunca foi feito numa campanha eleitoral. Algumas das respostas, entravam na própria brincadeira que os sócios e apoiantes iniciavam. Temos que tratar as pessoas como pessoas – não como números e votos. Depois começaram-se a espalhar screenshots das respostas mais engraçadas do ‘Zé Maria’…”

Algumas das respostas mais “ousadas” de José Maria Ricciardi aos sócios.

Alexandre Cavalleri afirma mesmo que foi mágico. Apesar de dias e noites a trabalhar incansavelmente, o trabalho da equipa estava à vista: “Nem nós estávamos à espera de um crescimento tão acentuado e de uma adesão e interações tão apaixonadas e gritantes como as que recebemos. Foi tudo orgânico e realmente sentido. Ultrapassamos as outras campanhas a nível de engagement e crescimento – algumas que já estavam ‘no ar’ há quase dois meses. Depois, claro… começaram a imitar-nos.”

Não são palavras ocas. Exatamente três dias depois e visto em primeira mão o sucesso da estratégia de comunicação digital da Lista B, a candidatura do ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, apostou exatamente na mesma tentativa de engagement.

Mais do que o desafio da comunicação, espera-se um desafio ainda mais duro para a campanha eleitoral de José Maria Ricciardi. Mas a frieza, racionalidade e amor pelo clube do candidato, alinhado com a destreza, agilidade mental e criatividade da agência poderão ser uma “arma” difícil de travar.

Por último a campanha inovou sendo noticia mundial e, em Portugal em todos os meios, com o tinder, a maior rede social do mundo para conhecer pessoas. “Agora também pode encontrar-me no Tinder.
Dia 8, vamos fazer match🦁💪💚.”

41052070_218427509031756_9116888665031704576_n.png

Porquê o tinder!? Futebol é paixão, emoção!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s