3 coisas a fazer no primeiro dia do ano

Estranho seria se a uppOut não enviasse uma newsletter a antecipar uma das datas mais especiais do calendário. Mas esta newsletter é diferente. É por ser a última de 2018, até porque literalmente não há mais datas este ano.

Agora que já abraçou a tia, ouviu as piadas repetidas do pai e fez a conchinha com a alma-gémea em homenagem ao Natal, pode entregar-se de corpo e alma à passagem de ano. Normalmente, sofre mais o corpo que alama, por isso, ficam aqui as nossas três dicas para lidar com o rescaldo de uma festa que se adivinha memorável (ou não, depende do que consumir).

  1. Lidar com a ressaca

Seja a sua ou a dos outros. A “taxa de conversão” da ressaca é maior no primeiro dia do ano do que em qualquer outro. Se for uma das vítimas, tente não sucumbir aos lamentos mais comuns como “o que é que eu fui fazer?” ou às promessas que nunca vai cumprir como “nunca mais volto a beber!”.

O melhor mesmo é voltar a beber muita água, mandar abaixo um paracetamol e descansar. Tem a vantagem até de ser aconselhado comer doces, pelo que se tiver sobrado alguma coisa do Natal, mergulhe de cabeça. Confirme é se está comestível, que já passou uma semana.

  1. Abraçar as pessoas que ama

Ressaca ou não, o choque inicial de acordar com um 2019 no telemóvel já passou. Antes de se levantar fique uns minutos na cama a contemplar o teto da sua casa. É branco? Bege? Tem algumas manchas do problema de humidade que nunca conseguiu resolver ou daquela melga que um dia matou às 3 da manhã e se esqueceu de limpar nos 2 anos seguintes?

Não importa. Contemple o ano que passou. As pessoas que fizeram parte de 2018 e trouxeram algo de bom à sua vida. Amigos, família, colegas. O que for. Se tiverem acordado na mesma casa (ou até na mesma cama, não julgamos), entregue-se num abraço. Não se justifique. É um gesto que fala por si e que não precisa de palavras. E é um momento que acaba por ficar preso à memória dos dois e está comprovado que traz bem-estar e boa disposição física.

É assim que entra em grande no novo ano.

  1. Ler o email profissional

Vamos ser sinceros. Esta noite já não ia ser muito bem dormida, até porque a ressaca o fez dormir grande parte do dia e a produtividade foi mínima. As férias estão a acabar e a partir das 15h de dia 1 de Janeiro já está a pensar que no dia seguinte regressa ao trabalho.

Por isso, mais vale adiantar-se ao sofrimento por antecipação e enfrentar todos os mails de trabalho que recebeu na última semana a prometer tarefas sem fim. Tenha calma. Pode acontecer uma de duas coisas:

  1. percebe que afinal não são assim tantos e até relaxa – afinal, não há muita gente a trabalhar nesta fase.
  2. Ou, por outro lado, confirma-se a pior das expectativas e apercebe-se que o regresso ao trabalho passa por uma espécie de exercício intensivo para o qual já não tem ritmo porque passou a última semana agarrado ao arroz-doce. Vai dormir mal esta noite a pensar no que o espera no escritório, mas por outro lado já teve tempo de remoer sobre o assunto. Amanhã acorda um pouco mais bem preparado para tudo o que lhe vai cair em cima e motiva-se por se lembrar que dia 2 já é quarta-feira – podia ser pior.

Na verdade, só custam as duas primeiras horas de trabalho e depois do terceiro café a vida volta ao normal. Está de volta. Agora, tem um ano inteiro pela frente, com todas as resoluções que prometeu cumprir mesmo em 2019 – este ano é que é!

Não se engane. No fundo, sabe que só vai conseguir cumprir uma resolução e meia, mas já é mais meia que no ano passado. A vida é assim e é boa. Ao menos abraçou quem amava e tem mais uma história incrível para contar da passagem de ano de 2018.

No meu caso em particular, vou olhar para trás e perceber que me esqueci que trabalhava numa agência de conceitos criativos e acabei por fazer um artigo do estilo buzzfeed. Não adicionou nada às vossas vidas, mas ao menos foi giro.

E assim se passou mais um ano. Cá estaremos para fazer da sua comunicação e da sua marca algo tão estranhamente magnetizante como este email. É uma questão de se apressar a entrar em contacto connosco. É que não temos favoritos. First come, first served.

Feliz ano novo e um 2019 cheio de sucesso!
(caso sejam nossos clientes. Caso contrário, desejo que se afundem um bocadinho. O suficiente para nos darem a oportunidade de vos fazer voltar à superfície e para o ano o vosso barco ser um foguetão. Ou transformar-se naquele mítico barco pirata que voava. Mas sem os piratas, claro.)

PS: Um sincero pedido de desculpas a todos os clientes que levamos a acreditar que eram os preferidos. Já deviam saber como isto funciona. São todos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s