A Kapten foi de vela, mas tu vais de TVDE, Táxi, Trotinete ou Bicicleta elétrica.”

Quem o diz é a FREE NOW, na sua campanha de rebranding (“Eu é que sou FREE NOW!”) que traz consigo o bom humor a que habituou o público português com a comunicação da antiga Kapten.

Na ótica de reforçar a mensagem e a penetração do nome da marca, vemos no vídeo da campanha condutores dos 4 tipos de veículos à disposição do utilizador a lutar pelo estatuto tão desejável de serem FREE NOW. Neste processo, vão repetindo o nome da marca e esclarecendo que “ser FREE NOW” é tão fácil quanto fazer o download de uma App que oferece todas estas opções.

Pedro Bento, o criativo da agência uppOut por trás do conceito de comunicação, conta-nos que “o desafio passava por conseguir trazer toda uma bagagem e história da Kapten para a nova FREE NOW. É agridoce o sentimento de a fazer esquecer ao ser ‘engolida’ pela nova FREE NOW, mas é um desafio e uma marca com muito potencial. É um daqueles tipos de desafios em que a criatividade tem que ser orientada para a eficácia da comunicação e clareza da mensagem, e menos para a subtilidade e recados subliminares que associam marcas às grandes questões da vida ou a um trocadilho incrível – aqueles que todos gostamos.”

Ainda assim, André Amaro, Head of Marketing da FREE NOW, adicionou: “mas conseguimos chegar a um conceito criativo que consegue unir estas vertentes da boa-disposição e wittiness com a clareza de comunicação.”

No que toca ao processo hereditário, explica que “devemos muito à Kapten e ao que conseguimos construir com a antiga marca. Em pouquíssimo tempo montámos uma identidade marcante na vida dos portugueses. Esta experiência ajudou-nos a encontrar o nosso posicionamento com a FREE NOW. Mais do que os TVDEs e tarifa mais leve do mercado, há toda uma personalidade e estilo de comunicação que herdamos da Kapten. É certamente um motivo para fidelizar antigos e novos users.”

Com a campanha esta campanha, focada na variedade de opções de transporte, a FREE NOW mostra-se parceira de qualquer um como o seu facilitador de mobilidade.

 

A campanha “Eu é que sou FREE NOW”, está disponível em TV e pelos meios digitais com diferentes formatos.

Para além disso, a marca revelou que, muito brevemente, irá lançar uma pequeno conjunto de histórias que conta com duas personagens muito queridas do público português e prometem aproximar ainda mais a marca dos seus seguidores.

A criatividade e implementação da estratégia e conceito foram desenvolvidos pela uppOut. A produção dos vídeos pela stepUpp.

Vído central da campanha “Eu é que sou FREE NOW!”: